Páginas

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Reflexão

“Um homem bom gosta das pessoas e usa as coisas”.
“Um homem mau gosta das coisas e usa as pessoas”.
O Anjo Branco, José Rodrigues dos Santos

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Nova Aquisição

Coração das Trevas

Autor: Joseph Conrad
Titulo Original: Heart of Darkness
Páginas: 96
ISBN: 978-989-554-756-2
Tradução: Maria Dias


Autor
Joseph Conrad escritor britânico, de origem polaca, nasceu em Berdyczew, a 3 de Dezembro de 1857. O mar e as suas gentes dominam os seus livros. Natural para quem se tornou marinheiro aos 17 anos de idade. Faleceu em Bishopboune, a 3 de Agosto de 1924.
Sinopse
É um clássico da literatura universal, que conta a história de Marlow e do seu encontro com influências maléficas nas densas florestas africanas e com um homem chamado Kurtz. Este livro revela um choque entre civilizações: os colonizados e os colonizadores europeus e os aspectos da natureza humana que condicionam essas relações.
Opinião
O livro relata a viagem de Marlow, ao serviço de uma companhia marítima inglesa no transporte de marfim, pelas profundezas do continente africano e o seu encontro com o carismático Kurtz. O autor relata com dureza a realidade das civilizações mais selvagens de África e o encontro do protagonista, homem civilizado e criado na Europa, com os seres mais primários do interior das florestas. Marlow fica fascinado com a personalidade de Kurtz, um homem muito respeitado na Europa, pois é o maior fornecedor de marfim da companhia, e pelos selvagens, pois conseguiu viver em condições precárias durante muitos anos no seu meio. Este clássico revela a diferença entre civilizações e os condicionantes da formação da natureza humana. Uma obra que não me fascinou completamente devido à dificuldade de concentração no desenvolvimento da história, pois nem sempre se apresentou de uma forma linear e de fácil entendimento.
2/5

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Sandokan, Os Piratas da Malásia

Autor: Emilio Salgari
Titulo Original: Los Piratas de Malásia
Páginas: 284
ISBN: 84-9789-930-X
Tradução: Barbara Caruso

Autor
Emilio Salgari, escritor italiano (1862-1911), assinou alguns dos romances de aventuras mais populares de todos os tempos. Nascido em Verona, no seio de uma família burguesa, o jovem Salgari desde cedo se interessou pelo mundo atractivo das viagens marítimas. Escreveu para jornais distintos e o seu primeiro romance, Os Mistérios da Selva Negra, surgiu em 1889, inaugurando uma série de oitenta títulos. Entre estes encontra-se o ciclo de onze romances passados na Malásia que popularizou a personagem de Sandokan e inclui O Tigre da Malásia, Os Piratas da Malásia e O Rei do Mar, entre outros. Depois da morte da sua esposa, Salgari decidiu acabar com a sua vida cometendo “harakiri” no alto do Vale de San Marino. Outras obras suas são: A Cimitarra de Buda, O Rei da Montanha, Um Drama no Oceano Pacífico, O Corsário Negro, Os Peles-Vermelhas, O Leão de Damasco e As Maravilhas do Ano 2000.
Sinopse
Sandokan, o maior herói dos romances de Salgari, é um órfão malaio cujos pais foram assassinados pelos invasores britânicos. Despojado do seu legítimo trono, Sandokan reúne ao seu redor os mais ferozes piratas da região para combater os colonizadores ocidentais. A sua guarida situa-se na ilha de Mopracem – pelo que passaram a ser conhecidos como “os tigres de Mopracem” -, a partir de onde urdem planos estratégicos para desarmar, vez após vez, a marinha britânica. Sandokan, sempre acompanhado do seu leal amigo, o tenente português Eanes de Gomera, consegue assim vencer duras batalhas em defesa dos pequenos reinos nativos e dizimar as tropas inimigas. A acção, a fantasia, o idealismo e a paixão de que Salgari soube dotar os seus romances, tornaram um pirata sangrento num dos mais heróicos e nobres guerreiros asiáticos. O autor criou um universo mágico, pois documentou os seus livros com tenacidade insuflando-os com a viva imaginação de que era possuidor.
Opinião
Esta aventura de piratas tem como base o companheirismo, temática frequente nos livros de Salgari (como acontece por exemplo na obra O Corsário Negro, outra obra do autor que já li). A história começa com a abordagem por parte de Sandokan e os seus leais companheiros a um navio nos mares da Malásia. Durante este ataque são capturados Kammamuri e a sua patroa A Virgem do Pagode do Oriente, que após a narração do seu drama a Sandokan, este descobre um parentesco com a dama e um inimigo comum o rajá de Sarawak, James Brooke (o exterminador de piratas). Com o objectivo de resgatar Tremal-Naik (patrão de Kammamuri), Sandokan, juntamente com o seu fiel irmão português Eanes de Gomera e os restantes tigres partem para Sarawak, onde se desenrola esta fantástica aventura. Um livro juvenil (mas não só para público mais novo) com uma história de acção, onde se destacam valores importantes como a coragem, a lealdade, o companheirismo e a justiça. Uma bela aventura, com cenários exóticos, em que o autor consegue transformar em herói, um temível pirata dos mares da Malásia.
3/5

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

As Ondas

Autor: Virginia Woolf
Titulo Original: The Waves
Páginas: 224
ISBN: 84-8130-531-6
Tradução: Lucília Rodrigues


Autor
Virginia Woolf nasceu em Londres em 1882 e suicidou-se em Lewes, em 1941. O seu pai era historiador e filósofo, tendo ela crescido num ambiente de intelectuais. Woolf dominou a técnica do denominado “fluxo de consciência”, em que a personagem expõe os seus mais profundos sentimentos; manejou o idioma com destreza e penetrou nas dúvidas existenciais do ser humano. A Viagem (1915) e Noite e Dia (1919), os seus primeiros romances, passaram despercebidos. Começou a ser conhecida com O Quarto de Jacob (1922) e Mrs. Dolloway (1925). Rumo ao Farol (1927) foi elogiado pela sua originalidade, consagrando-se definitivamente com Orlando. Uma Biografia (1928), As Ondas (1931) e Entre os Actos (1941). Distinguiu-se pelos seus estudos sobre a condição feminina, como se pode comprovar em Um Quarto Que Seja Seu (1929) e Os Três Guinéus (1938).
Sinopse
Com As Ondas, Woolf sabia que mergulhava nas profundezas do ser humano. Fê-lo com um manejo da língua quase poético. Expôs a análise pessoal em monólogos elaborados. Queria que fosse uma obra perfeita, e conseguiu-o, em muitos sentidos. As Ondas narra as vivências de um grupo de seis pessoas através do tempo. Elas crescem, amadurecem e envelhecem, num processo visto de uma perspectiva interior. São indivíduos que arrastam as suas características, os seus medos e as suas solidões, e os comunicam entre si. Seis mundos que formam um só. Através das suas personagens, Woolf expõe os temas que constituem a sua preocupação constante: a passagem do tempo, o sentido da existência humana, a realidade das coisas e a morte. Estas questões metafísicas tomam forma nos membros do grupo de amigos que protagonizam a obra. Bernard, curioso e verbalmente criativo; Susan, interessada na unidade familiar; Rhoda, insegura e temerosa; Jinny, sensual e superficial; Neville, com a sua obsessão pela ordem e rigor intelectuais; Louis, com o seu complexo de inferioridade. Os seis admiram Percival, personagem fundamental que não tem voz no romance e cuja morte marca um ponto crucial. Todos temos um pouco de cada um destes amigos. Sofremos os seus problemas e as suas dúvidas; vivemos a nossa própria solidão no meio dos outros. A mestria de Woolf está em ter chegado a estes fugidios cantos do espírito humano. Como as ondas.
Opinião
Um livro que aborda os temas mais profundos da natureza humana de uma forma original e com uma escrita muito cuidada. A obra conta a história de seis personagens ao longo da vida, através de monólogos elaborados e intimistas. Para a autora são mais importantes os sentimentos, medos e pensamentos das personagens do que os factos “materiais” vividos pelos mesmos. A linha orientadora do livro não é linear, sendo muitas vezes difícil acompanhar o evoluir da história, pois a mesma segue o caminho disperso dos monólogos das seis personagens. Uma obra complexa de leitura não muito fácil (“forçando” o leitor a uma atenção redobrada para acompanhar o desenvolvimento da narrativa), com uma escrita poética e muito intimista que foca essencialmente as problemáticas dos medos, solidão e morte. Não é um tipo de literatura que me fascina particularmente, o que levou a que demorasse mais tempo que inicialmente previsto para a sua leitura.
2/5

Novas Aquisições

Colecção Visão
1 – Este país não é para velhos, Cormac McCarthy
2 – Eu sou a lenda, Richard Matheson
3 – Casino royale, Ian Fleming
4 – Million dollar baby, F.X. Toole
5 – O estranho caso de Benjamin Button, F. S. Fitzgerald
6 – Precious – A força de uma mulher, Sapphire