Páginas

domingo, 6 de novembro de 2011

A Mancha Humana

Autor: Philip Roth
Titulo Original: The Human Stain
Tradução: Fernanda Pinto Rodrigues
Páginas: 377

ISBN: 978-972-20-2577-5

Editora: Publicações Dom Quixote

Autor
Philip Roth, nasceu a 19 de Março de 1933, na cidade de Newark, no estado de Nova Jérsia. É um romancista norte-americano de origem judaica, considerado um dos maiores escritores norte-americanos da segunda metade do século XX. É conhecido sobretudo pelos romances, embora também tenha escrito contos e ensaios. Entre as suas obras mais conhecidas encontra-se a colecção de contos Goodbye, Columbus (1959), a novela O complexo de Portnoy (1969), e a sua trilogia americana, publicada na década de 1990, composta pelas novelas Pastoral Americana (1997), Casei com um comunista (1998) e A Mancha humana (2000).
Sinopse
Coleman Silk tem um segredo. Mas não se trata do segredo do caso que mantém, aos setenta e um anos, com uma mulher com metade da sua idade e um passado brutalmente devastado. Também não é o segredo do alegado racismo de Coleman, pretexto para a caça às bruxas desencadeada pela universidade e que lhe custou o emprego e, na sua opinião, lhe matou a mulher. O segredo de Coleman foi guardado durante cinquenta anos: oculto da sua mulher, dos seus quatro filhos, dos seus colegas e dos seus amigos, incluindo o escritor Nathan Zuckerman que – após a morte suspeita de Coleman, com a amante, num desastre de automóvel – resolve compreender como é que aquele homem eminente e íntegro, apreciado como educador durante quase toda a sua vida, forjou a sua identidade e como essa vida tão cuidadosamente controlada acabou por ser deslindada.
Opinião
A Mancha Humana é uma das obras-primas da literatura moderna americana e mundial. Uma obra intensa que mexe com os sentidos e sentimentos dos leitores, que retrata de forma magistral a sociedade americana do final do século XX. Philip Roth consegue, através da história da vida de Coleman Silk, focar alguns dos aspectos que marcaram os americanos ao longo de várias épocas, como são: o racismo, os traumas de guerra, a ambição e as relações pessoais. Escrito de uma forma magnífica, este romance é completamente absorvente e avassalador. Um dos melhores livros que li até hoje, altamente recomendado.
5/5

Sem comentários:

Enviar um comentário