Páginas

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

O Eterno Efémero

Autor: Urbano Tavares Rodrigues
Páginas: 150
ISBN: 978-972-20-3043-4
Editora: Publicações Dom Quixote

Autor
Urbano Tavares Rodrigues não é apenas o grande escritor do Alentejo, das suas gentes e das suas paisagens, é também o romancista e contista de Lisboa e de outras atmosferas cosmopolitas que, como jornalista e professor universitário, bem conheceu, viajando por todo o mundo. Catedrático jubilado da Faculdade de Letras de Lisboa, membro da Academia das Ciências (Secção de Letras), tem uma vasta obra literária e ensaística traduzida em inúmeros idiomas. Obteve diversos prémios entre eles, o de Vida Literária da Associação Portuguesa de Escritores, o Prémio Fernando Namora e o Ricardo Malheiros da Academia de Ciências. Urbano Tavares Rodrigues, que foi afastado do ensino universitário durante a ditadura de Salazar e Caetano, participou activamente na resistência e foi preso e encarcerado várias vezes nos anos 60. O livro de contos A Última Colina é a sua obra mais recente.
Sinopse
Quatro mulheres e dois homens reúnem-se para jogos sexuais até que um deles morre, transformando todos os outros em suspeitos. Neste livro Urbano Tavares Rodrigues descreve, pela trama de um inquérito à volta deste crime, inquietações da vida burguesa de uma cidade que é Lisboa hoje. Diálogos quotidianos, teorias banais, confissões, conflitos de valores, o prazer, a violência e a morte embrulhados num erotismo explícito ou dissimulado, surgem nos interrogatórios do inspector, personagem central de O Eterno Efémero.
Opinião
O Eterno Efémero não tem pretensões a ser um marco da literatura moderna portuguesa, mas apresenta uma narrativa leve, sobre a uma classe social elevada, com todas os seus valores e interesses muito próprios. Tendo como base um inquérito judicial, o autor consegue através da personagem do inspector da judiciária, Moura Prata, transmitir ao leitor a complexidade das relações humanas e das motivações pessoais. Com diálogos triviais, conflitos de valores e a exposição dos meandros de um mundo de prazer e violência, este livro apresenta uma leitura fácil e entretida, mas sem ser nada mais que isso.
2/5

Sem comentários:

Enviar um comentário