Páginas

sábado, 15 de outubro de 2011

O Rapaz do Pijama às Riscas

Autor: John Boyne
Titulo Original: The Boy in the Striped Pyjamas
Tradução: Cecília Faria e Olívia Santos
Páginas: 176

ISBN: 978-972-41-5357-5

Editora: ASA
Autor
John Boyne nasceu a 30 de Abril de 1971 na Irlanda e reside na cidade de Dublin. Ensinou língua inglesa no Trinity College, e Literatura Criativa na Universidade de East Anglia, onde foi galardoado com o prémio Curtis Brown. Começou a escrever histórias aos 19 anos e teve o primeiro romance publicado dez anos depois. Trabalhou numa livraria dos 25 aos 32 anos. Boyne lançou recentemente o seu sétimo romance - The House of Special Purpose. Os seus romances foram publicados em 29 idiomas.
Sinopse
Bruno, de nove anos, nada sabe sobre a Solução Final e o Holocausto. Ele não tem consciência das terríveis crueldades que são infligidas pelo seu país a vários milhões de pessoas de outros países da Europa. Tudo o que ele sabe é que teve de se mudar de uma confortável mansão em Berlim, para uma casa numa zona desértica, onde não há nada para fazer, nem ninguém com quem brincar. Isto até ele conhecer Shmuel, um rapaz que vive do outro lado da vedação de arame que delimita a sua casa e que estranhamente, tal como todas as outras pessoas daquele lado, usa o que parece ser um pijama às riscas. A amizade com Shmuel vai levar Bruno da doce inocência à brutal revelação. E ao descobrir aquilo de que, involuntariamente, também ele faz parte, Bruno vai, inevitavelmente, ver-se enredado nesse monstruoso processo.
Opinião
O Rapaz do Pijama às Riscas é um livro que retrata a amizade e a inocência em tempos de horror. John Boyne consegue, numa época de crueldade e terror, como foi a 2ª Guerra Mundial e em particular os campos de concentração, contar ao leitor uma história de amizade pura entre duas crianças, que supostamente nem se deveriam ter conhecido. Um livro enternecedor, que agarra o leitor de principio ao fim e não o deixa indiferente, conseguindo mesmo simultaneamente chocá-lo e comove-lo.
4/5

Sem comentários:

Enviar um comentário