Páginas

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Boneca de Luxo

Autor: Truman Capote
Titulo Original: Breakfast at Tiffany’s
Tradução: Margarida Vale de Gato
Páginas: 96
ISBN: 84-8130-556-1
Editora: Público

Autor
Truman Capote nasce em Nova Orleães em 1924 e morre em Los Angeles no ano de 1984. O sucesso sorriu-lhe quando era ainda muito jovem, graças ao romance Outras Terras, Outras Gentes (1948), e abriu-lhe as portas do cinema, para o qual intensamente trabalhou como argumentista. Excêntrico, homossexual assumido, em tempos decerto pouco propícios, frequentador irreverente e provocador do jet-set internacional e dos círculos intelectuais americanos, encontrava-se constantemente no centro das atenções, quer dentro quer fora do seu país, um pouco como consciência crítica e um pouco como descontraído bufão. Entre as obras narrativas merecem referência os contos de A Árvore da Noite (1949) e os romances A Harpa de Ervas (1951), Boneca de Luxo (1958), A Sangue Frio (1966), Música Para Camaleões (1980), Um Natal (1983), Súplicas Atendidas (inacabado, publicado postumamente em 1986). De assinalar ainda os ensaios Local Color (1950) e The Muses Have Heard (1957), para além da obra teatral A Casa das Flores (1954).
Sinopse
Holly Golightly, a extraordinária protagonista, é uma rapariga alegremente avessa às convenções sociais e às conveniências, que se orienta nas suas opções por uma profunda moralidade, feita de solidariedade, e de gestos generosos, de absoluta falta de malícia, e que, precisamente por isso, infringe as obtusas normas da moral burguesa. Com a pequena corte de indivíduos “esquisitos” de que se rodeia, constitui um núcleo que involuntariamente prefigura uma sociabilidade diferente, mais aberta e, afinal de contas, mais feliz. Mas o mundo que a circunda não aceita facilmente a sua ingénua atitude contra a corrente, e Holly será obrigada a pagar por isso: envolvida sem culpa numa questão de droga, acabará por se libertar, mas será abandonada pelo homem com quem estava para casar. E, todavia, o conformismo não triunfa, já que a rapariga parte, pronta a recomeçar a sua vida noutro lado, com uma carga vital quiçá acrescida.
Opinião
Boneca de Luxo foi escrita numa época em que o mundo se encontrava sob o espectro da guerra fria, mas já marcada por uma certa ânsia de liberdade e ruptura com os velhos costumes. Truman Capote, cujas características já apontavam para a excentricidade e o não conformismo, escreveu um romance que visava converter o velho modelo puritano de sociedade, num modelo de pura alegria e vitalidade. Consegue com esta obra, divertida e fascinante, uma critica aos velhos costumes e um hino a liberdade e espontaneidade. Um livro com cerca de uma centena de páginas que se lê com bastante agrado, mas que não se consegue diferenciar de muitas outras obras do género escritas nessa época.
2/5

Sem comentários:

Enviar um comentário