Páginas

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Os Crimes do Relâmpago

Autor: Ed McBain
Titulo Original: Lightning
Páginas: 238
ISBN: 972-611-702-X
Tradução: Sophie Vinga

Autor
Ed McBain, cujo nome verdadeiro era Salvatore A. Lombino, nasceu a 15 de Outubro de 1926 em Nova Iorque. Estudou no Hunter College e teve vários empregos: tocou piano numa banda de Jazz, leccionou em escolas secundárias e trabalhou na agência literária Scott Meredith. O seu romance mais famoso, The Blackboard Jungle, data de 1954 e é uma história de violência passada numa escola secundária de Nova Iorque e foi adaptado ao cinema no ano seguinte. Quase todos os livros escritos sob o pseudónimo de Ed McBain são histórias policiais, cuja acção decorre no 87.º distrito de uma “grande cidade má”, muito parecida com Nova Iorque. Também escreveu histórias infantis, peças de teatro e o guião para o filme Os Pássaros de A. Hitchcock. Faleceu vítima de cancro da laringe em 6 de Julho de 2005, aos 78 anos de idade, em Weston, Connecticut.
Sinopse
Uma jovem aparece enforcada num candeeiro, numa área deserta da 87.ª esquadra. Na mesma noite, uma mulher é violada pela terceira vez consecutiva pelo mesmo homem. Passados dias, outra vítima é encontrada pendurada num candeeiro noutra zona da cidade. E muitas mais mulheres vão sendo violadas, uma, duas, três vezes, pelo mesmo vulto misterioso. Estarão estes crimes ligados? O que levará o violador a atacar a mesma mulher mais de uma vez? Será ele o assassínio das jovens enforcadas? Na sua escrita arrebatadora, Ed McBain conta-nos como a polícia desvenda este caso na “grande cidade má”.
Opinião
Uma jovem atleta enforcada num candeeiro público, uma mulher violada pela terceira vez pelo mesmo homem. É com estes dois crimes que começa este policial de ED McBain. A acção desenrola-se na “grande cidade má”, uma cidade imaginária pelo autor que poderia ser qualquer cidade dos EUA, com os seus graves problemas de criminalidade. Os crimes não se ficam pelas primeiras vitimas, mais jovens aparecerão penduradas em candeeiros em vários sítios da cidade e afinal não é apenas uma mulher que foi violada mais de que uma vez pelo mesmo homem. O facto de as jovens serem todas corredoras e estudantes terá ligação com os crimes? Que relação terão as convicções religiosas das vitimas com o facto de serem repetidamente violadas pelo mesmo homem? Haverá ligação entre os crimes? Este policial não apresenta um detective que se destaca e resolve os crimes sozinho, o trabalho é efectuado por um conjunto de polícias, que apresentam os seus próprios problemas e convicções. Uma escrita dura e realista, que foca problemas importantes, como são o aborto, o assédio sexual no trabalho, as consequências da fama e a violência sexual nas mulheres. Uma leitura não recomendada a público muito jovem, devido a uma linguagem muito “forte”.
3/5

Sem comentários:

Enviar um comentário