Páginas

domingo, 28 de novembro de 2010

Os Dois Irmãos

Autor: Germano Almeida
Páginas: 233
Depósito Legal: B-2039-2010
Editora: Editorial Caminho S.A.

Autor
Germano Almeida nasceu na ilha da Boavista, Cabo Verde, em 1945. Licenciou-se em Direito, em Lisboa, e exerce actualmente advocacia na cidade do Mindelo. Estreou-se como contista no início da década de 80, colaborando na revista Ponto & Vírgula. A sua obra de ficção representa uma nova etapa na rica história literária de Cabo Verde. Está publicada em Portugal pela Editorial Caminho e começa a despertar interesse no estrangeiro.
Sinopse
“A história que serve de suporte a esta estória aconteceu lá pelos anos de 1976, algures na ilha de Santiago. Como agente do Ministério Público fui responsável pela acusação de “André” pelo crime de fratricídio. Só muitos anos depois percebi que “André” nunca mais me tinha deixado em paz. Devo-lhe por isso este livro no qual a realidade se confunde com a ficção.”
E destas palavras do próprio autor surgiu um belíssimo texto sobre a lei, as convenções sociais, a tradição e os sentimentos pessoais mais íntimos.
Opinião
No inicio do livro André, o protagonista, é condenado em tribunal pela morte do seu irmão numa aldeia remota em Cabo Verde. André casou cedo e após um ano emigrou sozinho para Portugal, como muitos outros Cabo-Verdianos, na tentativa de encontrar uma vida melhor. Quando começava a adaptar-se ao novo país e até já tinha vida social (uma rapariga com quem saía e se podia dizer que era sua namorada), recebe uma carta do pai a contar que a sua mulher o traiu com o seu próprio irmão. André regressa à sua aldeia natal, não com sentimentos de vingança, mas com o intuito de resolver pacificamente a sua vida conjugal e regressar a Portugal. Mas as suas pretensões de não fazer justiça pelas próprias mãos, não eram bem vistas pela população da aldeia e muito menos pela família. A aldeia esperava que a humilhação sofrida por André fosse resolvida de forma definitiva, o que aconteceu passado 21 dias do seu regresso. O que levou o protagonista a esperar três semanas para perpetuar o crime? Porque mudou ele de intenções após esse tempo? Estas são algumas questões que nos são colocadas ao longo desta bela obra da literatura africana. Foi o primeiro livro que li de Germano Almeida, gostei bastante das questões morais e sociais que são levantadas e a descrição do ambiente vivido numa aldeia de Cabo Verde na década de 70.
4/5

Sem comentários:

Enviar um comentário