Páginas

domingo, 13 de março de 2011

O Estranho Caso de Benjamim Button

Autor: F. S. Fitzgerald
Titulo Original: Tales of the Jazz Age: Fantasies
Páginas: 179
Depósito Legal: B-32984-2010
Tradução: Nuno Castro

Autor
Francis Scott Key Fitzgerald é considerado um dos maiores escritores americanos do século XX. As suas histórias, reunidas sob o título Contos da Era do Jazz, reflectiam o estado de espírito da época. Foi um dos escritores da chamada "Geração Perdida" da literatura americana. Fitzgerald nasceu em Saint Paul, Minnesota, nos Estados Unidos, em 24 de Setembro de 1896. Oriundo de família católica irlandesa, ingressou na Universidade de Princeton, mas não se chegou a formar. Durante a primeira guerra mundial, alistou-se como voluntário. Começou a carreira literária em 1920, com Este Lado do Paraíso, romance que lhe deu grande popularidade e lhe abriu espaço em publicações de grande prestígio, como a Scribner's e o The Saturday Evening Post. O seu segundo romance, Os Belos e Malditos, foi publicado em 1922. Com a esposa, Zelda Sayre, que introduziria um componente trágico na vida do escritor (em 1930 foi internada num hospício), Fitzgerald mudou-se para a França, onde concluiu o terceiro e o mais célebre de seus romances, O Grande Gatsby (1925). Essa obra, uma das mais representativas do romance americano, descreve a vida em alta sociedade com uma aguda reflexão crítica. Em 1934 publicou Suave é a Noite, romance pungente que o autor considerava sua melhor obra. Com a saúde já abalada pelo alcoolismo, Fitzgerald mudou-se então para Hollywood, onde trabalhou como roteirista cinematográfico. Em 1939 começou a escrever o seu último romance, O Último Magnata, publicado postumamente em 1941. A obra era a sua última tentativa de retratar a personalidade de um grande artífice do "sonho americano". Faleceu em 21 de Dezembro de 1940 em Hollywood.
Sinopse
Benjamim Button é um homem com uma vida ao contrário: nasce como um velho e à medida que vai vivendo, vai rejuvenescendo, o que lhe permite ver a sociedade que o rodeia com um olhar crítico, mas também experimentar uma série de problemas muito diferentes dos do comum dos mortais. Juntamente com a história protagonizada por Benjamim Button, este volume recolhe outras histórias catalogadas pelo autor como Fantasias, entre as quais se destaca Um Diamante tão Grande como o Ritz.
Opinião
Este livro é composto por quatro contos, além do Estranho Caso de Benjamim Button, fazem ainda parte da obra O Diamante tão Grande como o Ritz, O Tarquinio de Cheapside e Ó Bruxa do Cabelo Avermelhado! Todos os contos foram classificados pelo autor como fantasias, o que na minha opinião não é totalmente verdade. Pois se temos contos em que a fantasia impera como são o caso de O Diamante tão Grande como o Ritz, em que nos é apresentada uma clara caricatura da excentricidade, do poder e do dinheiro; e O Estranho Caso de Benjamim Button, no qual Fitzgerald evidência uma visão do mundo do fim para o inicio de uma vida e as suas consequências na respectiva adaptação. Os outros dois contos, não podem ser considerados na sua essência fantasia. Em O Tarquinio de Cheapside há uma clara tentativa de colagem do autor à tragédia clássica (não conseguida na sua plenitude); enquanto que em Ó Bruxa do Cabelo Avermelhado! Fitzgerald volta ao seu tema favorito, a critica do sonho americano e o contraste de uma vida simples, com a opulência e o luxo, já retratado em O Grande Gatsby. Os dois contos verdadeiramente de fantasia são realmente muito bons, mostrando uma faceta que ainda não conhecia do autor.
3/5

Sem comentários:

Enviar um comentário