Páginas

terça-feira, 15 de março de 2011

Precious - A Força de Uma Mulher

Autor: Sapphire
Titulo Original: Push
Páginas: 179
Depósito Legal: B-32985-2010
Tradução: Ana Cristina Ferreira

Autor
Ramona Lofton, mais conhecida pelos seus leitores como Sapphire, nasceu em 1950 em Fort Orr, Califórnia. Pertencia a uma normal família de classe média, o seu pai era um sargento do exército e sua mãe era um membro do Women's Army Corps. Em criança, a família mudava-se constantemente de cidade, estado e país. Quando ela tinha apenas 13 anos, a mãe de Sapphire tornou-se vítima do alcoolismo, tendo falecido em 1983, nesse mesmo ano, o seu irmão, que era então um sem-abrigo foi morto num parque público. Sapphire abandonou os estudos para se tornar uma hippie e mudou-se para New York em 1977, tendo vários trabalhos estranhos, incluindo danças de topless e limpeza. No início de 1980 ela começou a escrever poesia e a realizar leitura em voz alta em vários locais. Sapphire acabou por regressar à escola e formou-se com distinção, em 1993, em dança moderna. Após a licenciatura, ela ensinou miúdos do Bronx e Harlem a ler. O seu primeiro livro, American Dreams (1994) é uma combinação de poesia e prosa. Cada uma das selecções neste livro conta a história da realidade cruel da vida interior da cidade de uma forma brutalmente honesta. American Dreams contém um de seus poemas mais polémico, Wild Thing, contada a partir da visão de um violador de 13 anos. Sapphire escreveu um segundo livro, um volume de poesia, intitulado Black Wings Blind & Angels, que foi publicado em 1999. Neste livro, Sapphire aborda uma multiplicidade de temas como a brutalidade policial, o seu relacionamento com o pai abusivo e a mãe alcoólatra e a sua identidade sexual. A sua obra mais famosa Push é caracterizada por possuir elementos autobiográficos.
Sinopse
Esta é a história de Claireece Precious Jones, uma jovem de 16 anos, igual às outras raparigas da sua idade em muitas coisas… mas muito singular noutras: Claireece é obesa, analfabeta, foi vítima dos abusos sexuais do seu pai, do qual teve uma filha, e é maltratada psicologicamente pela sua mãe. Quando Precious, após outra violação, fica novamente grávida, é expulsa da escola e começa uma nova educação num centro especial para casos extremos… e a sua vida mudará para sempre.
Opinião
Este livro relata-nos uma fase da vida de uma adolescente, e como a mesma sobrevive aos abusos sexuais do pai, aos maus tratos da mãe, ao nascimento de dois filhos (tendo apenas 16 anos) e a sua capacidade de luta contra uma vida de miséria e degradação. A narrativa é efectuada na primeira pessoa, utilizando uma linguagem oral e característica de uma jovem analfabeta, sendo por vezes forte e violenta, pois a realidade que relata é assim mesmo. O objectivo da autora é a alerta para muitos e variados factores de abusos e de descriminação, como por exemplo: os abusos sexuais parentais, a descriminação das classes mais desfavorecidas (principalmente da sociedade negra da América) e a descriminação da obesidade. No meio desta realidade cruel, há ainda espaço para a esperança, pois Precious sonha em aprender a ler, em conseguir viver num espaço seu com os seus filhos e a esperança continua presente numa pessoa muito marcada pela vida. Uma obra forte, crua com elementos autobiográficos, que alerta o leitor para várias questões sociais, mas que peca por um excesso de linguagem, que seria dispensável para contar esta excelente história.
4/5

Sem comentários:

Enviar um comentário