Páginas

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

A Ocupação dos Solos

Autor: Jean Echenoz
Titulo Original: L’Occupation des sols
Páginas: 21
ISBN: 972-43-0564-3
Tradução: Manuel Reis
Editora: Ambar

Autor
Jean Echenoz nasceu em Orange, França, em 1947. A sua obra conta já com dez romances publicados, em França e em várias línguas, e recebeu uma dezena de prémios literários, entre os quais o Prémio Médicis 1983 para Cherokee e o Prémio Goncourt 1999 para Je m’en vais. Tem actualmente quatro livros publicados em Portugal: Um ano, e Vou-me embora (Terramar), As grandes loiras e A ocupação dos solos (Ambar). Ravel foi destacado pela crítica francesa como uma das mais importantes obras literárias publicadas em 2006.
Sinopse
Um pai e um filho visitam regularmente a sua mulher e mãe, já desaparecida, num anúncio de empena de prédio, para o qual ela serviu de modelo. Mas essa empena de prédio vai ser escondida por uma nova construção… Este pequeno relato de Jean Echenoz é uma verdadeira jóia da literatura contemporânea.
Opinião
Este pequeno conto, descreve-nos como Fabre e o seu filho Paul enfrentam o desaparecimento da esposa e mãe num incêndio, no qual perderam igualmente todas as recordações físicas da mesma. A única memória visual que restou foi um anúncio numa fachada de um prédio que Sylvie tinha realizado anos antes. Pai e filho visitam regularmente o edifício, para apagar as saudades sentidas, mas a construção de um novo imóvel irá esconder o anúncio para sempre. A obra centra-se na relação de Fabre e de Paul e como eles reagem de formas diferentes ao desaparecimento de Sylvie. Um texto pequeno, de leitura rápida, mas que não me fascinou particularmente, pois apresenta uma escrita confusa e de difícil compreensão, não concretizando o encanto e a magia que a sinopse do livro prometia.
2/5

1 comentário:

  1. Comprei este livro por 3,18€
    no site http://www.ambar.pt/index.php?id=776&p=958&tbl=registos&ut=1
    Acho que valeu a pena!

    ResponderEliminar