Páginas

terça-feira, 12 de abril de 2011

Às Dez a Porta Fecha

Autor: Alice Vieira
Páginas: 143
Depósito Legal: B-1926-2011
Editora: Editorial Caminho

Autor
Alice Vieira nasceu em 1943 em Lisboa. É licenciada em Germânicas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Desde de 1979 tem vindo a publicar regularmente livros, tendo mais de cinco dezenas de títulos. Alice Vieira é uma das mais importantes escritoras portuguesas para jovens, tendo ganho grande projecção nacional e internacional. Algumas das principais obras: Rosa, Minha Irmã Rosa, Este Rei que Eu escolhi, Dois Corpos Tombando na Água, Às Dez a Porta Fecha e a colecção de álbuns infantis intitulada Livros com Cheiro.
Sinopse
Às Dez a Porta Fecha é um peculiar romance juvenil, pois quase não encontramos personagens jovens. O livro trata da vida de velhos num lar de pessoas idosas. Conta-nos as histórias dos sonhos, desgostos e dores de homens e mulheres velhos que travam uma luta interior contra a rotina e o esquecimento das suas famílias. Mas é também um texto comovente e divertido com final feliz, visto que um dos velhos casa com uma companheira, sai do lar, e juntos descobrem o amor e constroem uma vida nova.
Opinião
Esta obra de Alice Vieira, tem algumas características especiais, pois é um romance juvenil (a sua leitura é recomendada a alunos do 8º ano de escolaridade, fazendo parte do Plano Nacional de Leitura), cuja acção decorre numa casa de retiro para idosos e não apresenta a habitual panóplia de personagens e aventuras que normalmente se encontram em livros deste género. Na Casa da Chaminé podemos encontrar os mais diversos tipos de pessoas, com diferentes experiencias de vida. Com o desenrolar da história a autora além das peripécias ocorridas no lar, faz flashbacks para contar vivências e sonhos que as personagens tiveram quando jovens, permitindo ao leitor acompanhar a realização ou não dos mesmos. Com um final, em que dois habitantes da casa começam uma relação amorosa, Alice Vieira transmite aos leitores que nunca é tarde para ser feliz. Uma bela história sobre experiências e vidas diferentes que mostra aos jovens as consequências das decisões que tomamos e que destaca o companheirismo e a sã convivência. Um livro de fácil leitura que me agradou particularmente.   
4/5

7 comentários:

  1. Como se chamavam as personagens principais?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Marquesa, D. Madalena, Doutor Meireles, a Branquinha, o Sr. Capitão, a Quina, D. Rosário, Dr. Luisinho e a sua Mulher, Carriça, Dulce, Gimbras e outros tantos que não me relembro.

      Eliminar
  2. Qual o espaço e tempo onde decorre a ação?

    ResponderEliminar