Páginas

sábado, 9 de abril de 2011

Dois Corpos Tombando na Água

Autor: Alice Vieira
Páginas: 80
Depósito Legal: B-1926-2011
Editora: Editorial Caminho

Autor
Alice Vieira nasceu em 1943 em Lisboa. É licenciada em Germânicas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Desde de 1979 tem vindo a publicar regularmente livros, tendo mais de cinco dezenas de títulos. Alice Vieira é uma das mais importantes escritoras portuguesas para jovens, tendo ganho grande projecção nacional e internacional. Algumas das principais obras: Rosa, Minha Irmã Rosa, Este Rei que Eu escolhi, Dois Corpos Tombando na Água, Às Dez a Porta Fecha e a colecção de álbuns infantis intitulada Livros com Cheiro.
Sinopse
Entrego-te as palavras que entre meus dedos construí para alimentar de ti os recantos da casa invadindo o coração da noite entrego-te as palavras com a redonda luz das maçãs sobre a mesa e o rumor da água rasgando o caminho da paixão em horas que já não conseguimos sem ajuda recordar mas que habitam a mais frágil memória de nós próprios palavras jorrando dos meus olhos invadindo-te o sono e tropeçando nas esquinas das frases que decoro ao longo dos veios da tua pele.
Opinião
Este livro é constituído por cinco poemas, além do que dá o título à obra temos ainda Cinco Breves Momentos de Maio, Pelas Mãos e Pelos Olhos Eu Juro, Devagar no Centro do Fogo, Amor e Outros Crimes em Vias de Perdão. A autora em todos eles, com uma escrita cuidada e de grande beleza, transporta os seus leitores para um mundo de amor, paixão, abandono e desespero pela perda. Num ambiente de ambiguidade entre a noite, associada à paixão e ao contacto íntimo, e o dia, em que existe o abandono e o desespero de um não retorno, Dois Corpos Tombando na Água transporta-nos para uma atmosfera de euforia e ao mesmo tempo de ansiedade. Uma obra muito interessante, que me agradou positivamente, não sendo eu um apaixonado por poesia.
4/5

Sem comentários:

Enviar um comentário