Páginas

quarta-feira, 27 de abril de 2011

A Casa dos Espíritos

Autor: Isabel Allende
Páginas: 337
Título Original: La Casa de los Espíritus
Tradução: Carlos Martins Pereira
ISBN: 978-84-612-0592-9

Autor
Isabel Allende, de nacionalidade chilena, nasceu em Lima, no Peru, em 1942. Jornalista desde os dezassete anos, iniciou em 1982, com A Casa dos Espíritos, uma brilhante carreira que a converteu na romancista latino-americana mais lida do mundo. Entre as suas obras destaca-se, além da citada, De Amor e Sombra, Eva Luna, Os Contos de Eva Luna, O Plano Infinito, Paula, Afrodite, A Filha da Fortuna, Retrato a Sépia, O Meu País Inventado, Zorro e Inês da Minha Alma.
Sinopse
A Casa dos Espíritos relata a turbulenta história de uma poderosa família de latifundiários, os Trueba, ao longo de quase cem anos. A dura realidade da terra e o mundo espiritual e mágico entrelaçam-se através das diferentes gerações do romance, forjado à volta do forte carácter do patriarca, Esteban Trueba, e da sensibilidade de Clara, capaz de tocar o mundo dos espíritos com a sua mente. Envolvidos numas dramáticas relações familiares, as personagens encarnam as tensões sociais e espirituais da sua época até configurar uma espécie de parábola sobre o destino colectivo da América Latina.
Opinião
A Casa dos Espíritos é uma obra que relata a história de um país, através das peripécias de uma família. A acção começa com Esteban Trueba e o seu casamento com Clara. Duas personalidades com características diversas, ele com um carácter duro e autoritário e ela com uma sensibilidade e espiritualidade em destaque; estas características irão pautar todo o romance. Esteban recupera uma herdade familiar, Las Tres Marias, com pulso de ferro e uma vivência conflituosa com a irmã Ferula, devido ao relacionamento desta com a esposa. Com o nascimento dos filhos, Jaime, Nicolau e Blanca e a sua aproximação cada vez maior ao mundo dos espíritos, Clara afasta-se do marido, tornando-se praticamente dois estranhos. Esteban Trueba, que nunca teve um relacionamento próximo com os filhos, só irá sentir novamente sentimentos paternais com o nascimento da neta Alba. Uma história de conquistas e perdas ao longo de três gerações, que acompanha o desenvolvimento do próprio país, politica e socialmente. Com uma escrita cativante Isabel Allende apresenta nesta obra um conjunto de personagens, que a irão acompanhar noutras obras. Um romance que justamente é já considerado um clássico da literatura moderna.
4/5

Sem comentários:

Enviar um comentário