Páginas

terça-feira, 19 de julho de 2011

Corpo Recusado

Autor: Luísa Dacosta
Páginas: 115
Depósito Legal: 321 316/10
Editora: ASA

Autor
Luísa Dacosta nasceu em Vila Real, em 1927. Acabado o liceu, matriculou-se na Faculdade de Letras de Lisboa, onde terminou o curso de histórico-filosóficas, mas não a licenciatura. Professora do ensino oficial, começou a sua vida literária em 1955 com a publicação de um livro de contos intitulado Província. No domínio da ficção, editou depois: Vovó Ana, Bisavó Filomena e Eu (1969) e Corpo Recusado (1985). No campo da crónica, publicou A-Ver-O-Mar (1980) e Morrer a Ocidente (1990). Na Água do Tempo (1992) e Um Olhar Naufragado (2008) constituem respectivamente os dois primeiros volumes de um diário, e no campo ensaístico e crítico escreveu Aspectos do Burguesismo Literário (1959) e Notas Literárias (1960). A partir de 1970 iniciou a escrita de livros para crianças: O Príncipe que Guardava Ovelhas (1970), O Elefante Cor-de-Rosa (1974), A Menina Coração de Pássaro (1978), Sonhos na Palma da Mão (1990), Lá Vai Uma, Lá Vão Duas… (1993), entre outros títulos. Na sua actividade de tradutora, traduziu obras de Nathalie Sarraute e Simone de Beauvoir. Colaborou ainda em numerosos periódicos, de que podem destacar-se: Colóquio/Letras, O Comércio do Porto, Jornal de Notícias, Raiz e Utopia e Seara Nova. Entre as temáticas que mais a têm interessado situam-se os relatos de um quotidiano vulgar e a situação da mulher. Os seus livros situam-se num registo em que um sabor autobiográfico se mistura à crónica e ao conto.
Sinopse
Conjunto de contos intimistas, tendo como base a vida quotidiana, as relações pessoais e essencialmente a condição feminista. Constituído pelos seguintes contos: “Antecipação do Outono”, “Exercícios de Imaginação”, “Reflexos na Água”, “Corpo Recusado”, “Angústia”, “Infidelidades”, “Pulseiras e Agências de Viagem”, “Na Biblioteca, Com Rosto Desconhecido”, “Suicídio no Cabeleireiro”, “Mulher no Jardim do Amor”, “Noticia no Jornal de Amanhã”, “- Até Segunda! Bom Fim-De-Semana”, “Oceanos Interiores” e “O Bom Nome das Famílias”.
Opinião
Em Corpo Recusado, Luísa Dacosta apresenta-nos um conjunto de pequenos contos (entre uma e cinco páginas, sendo apenas o conto “Oceanos Interiores” mais extenso), tendo como características principais: a infidelidade, a nostalgia, o amor, os dramas mundanos e a morte (seja a mesma através de suicídio ou homicídio). Com uma escrita muito cuidada, quase poética a autora tenta transportar o leitor para um mundo muito próprio e muitas vezes de difícil compreensão. Com alguns contos interessantes, como é o caso de “Corpo Recusado”, “Pulseiras e Agências de Viagem” e “Suicídio no Cabeleireiro”; não consegue mesmo assim cativar o leitor completamente, ficando a obra em prosa alguns níveis abaixo da de poesia.
2/5

Sem comentários:

Enviar um comentário