Páginas

segunda-feira, 4 de julho de 2011

A Maresia e o Sargaço dos Dias

Autor: Luísa Dacosta
Páginas: 73
Depósito Legal: 321 316/10
Editora: ASA

Autor
Luísa Dacosta nasceu em Vila Real, em 1927. Acabado o liceu, matriculou-se na Faculdade de Letras de Lisboa, onde terminou o curso de histórico-filosóficas, mas não a licenciatura. Professora do ensino oficial, começou a sua vida literária em 1955 com a publicação de um livro de contos intitulado Província. No domínio da ficção, editou depois: Vovó Ana, Bisavó Filomena e Eu (1969) e Corpo Recusado (1985). No campo da crónica, publicou A-Ver-O-Mar (1980) e Morrer a Ocidente (1990). Na Água do Tempo (1992) e Um Olhar Naufragado (2008) constituem respectivamente os dois primeiros volumes de um diário, e no campo ensaístico e crítico escreveu Aspectos do Burguesismo Literário (1959) e Notas Literárias (1960). A partir de 1970 iniciou a escrita de livros para crianças: O Príncipe que Guardava Ovelhas (1970), O Elefante Cor-de-Rosa (1974), A Menina Coração de Pássaro (1978), Sonhos na Palma da Mão (1990), Lá Vai Uma, Lá Vão Duas… (1993), entre outros títulos. Na sua actividade de tradutora, traduziu obras de Nathalie Sarraute e Simone de Beauvoir. Colaborou ainda em numerosos periódicos, de que podem destacar-se: Colóquio/Letras, O Comércio do Porto, Jornal de Notícias, Raiz e Utopia e Seara Nova. Entre as temáticas que mais a têm interessado situam-se os relatos de um quotidiano vulgar e a situação da mulher. Os seus livros situam-se num registo em que um sabor autobiográfico se mistura à crónica e ao conto.
Sinopse
A utilização de um certo uso da linguagem capaz de impor a autoridade das palavras sobre o mundo, e uma espantosa capacidade de pensar entre as palavras, e uma sabedoria que permite conhecer o mar não apenas como realidade concreta e quotidiana mas como pensamento. A Luísa Dacosta escreve do interior da ideia de mar sobre aqueles que habitam essa ideia como se ela tivesse a evidência de uma casa.
Opinião
Nesta obra podemos encontrar os elementos essenciais caracterizadores da autora: o mar, as vidas ligadas ao mar, as raízes e tradições das populações e as relações, por mais íntimas que sejam. Luísa Dacosta utilizando uma linguagem cuidada e intimista consegue transportar o leitor para um ambiente de extrema beleza e paz, conjugando com cenários da vida dura das mulheres que vivem o mar e do mar. Neste A Maresia e o Sargaço dos Dias, podemos encontrar poemas de rara sensualidade e pureza como são exemplo: Três Desejos Breves, Respiração, Luar, Mar e principalmente o poema Tu (poema que se pode encontrar neste blog). Um livro que se revelou uma excelente surpresa.
4/5

Sem comentários:

Enviar um comentário