Páginas

domingo, 17 de julho de 2011

Sunset Park

Autor: Paul Auster
Título Original: Sunset Park
Páginas: 230
ISBN: 978-989-23-1020-6
Tradução: José Vieira de Lima
Editora: ASA

Autor
Escritor, argumentista, tradutor, ensaísta, realizador, marinheiro, inventor de um curioso jogo de cartas e muito mais, Paul Auster é considerado um nome cimeiro da literatura dos nossos dias. Nascido em 1947 em Newark, frequentou a Universidade de Columbia e residiu durante quatro anos em França, antes de se radicar em Nova Iorque, onde vive com a mulher, Siri Hustvedt. Algumas das suas principais obras: A Trilogia de Nova Iorque, O Livro das Ilusões, Leviathan, A Noite do Oráculo, As Loucuras de Brooklyn, Viagens no Scriptorium, Homem na Escuridão e Sunset Park.
Sinopse
Durante os meses sombrios do colapso económico de 2008, quatro jovens ocupam ilegalmente uma casa abandonada em Sunset Park, um bairro perigoso de Brooklyn. Bing, o cabecilha, toca bateria e dirige o Hospital das Coisas Escangalhadas, onde conserta relíquias de um passado mais próspero. Ellen, uma artista melancólica, é assaltada por visões eróticas. Alice está a fazer uma tese sobre a forma como a cultura popular encarava o sexo no pós-guerra. Miles vive consumido por uma culpa que o leva a cortar todos os laços familiares. Em comum têm a busca por coerência, beleza e contacto humano. São quatro vidas que Paul Auster entrelaça em tantas outras para criar uma complexa teia de relações humanas, num romance sobre a América contemporânea e os seus fantasmas.
Opinião
Sunset Park é um livro essencialmente sobre relações humanas, as consequências das mesmas e as escolhas realizadas nesse âmbito. Ao contrário do que parece na leitura da sinopse, o romance apresenta um único protagonista, Miles, sendo todas as outras personagens essenciais à compreensão da sua história e da narrativa do autor. Miles, um jovem “certinho”, que numa discussão com o filho da madrasta o empurra para o meio da estrada, vindo o mesmo a ser atropelado, acabando por falecer. Este facto na vida da personagem é que leva ao desenrolar dos factos: a fuga para longe dos pais, a paixão pela jovem Pilar, a entrada na casa de Sunset park e consequente encontro com Bing, Ellen e Alice e a reaproximação dos pais. Paul Auster utiliza de forma inteligente as personagens e as suas relações pessoais (através de relatos na primeira pessoa da maior parte das mesmas, por forma a que o leitor possa obter o ponto de vista pessoal dos factos) para descrever a complexidade das relações humanas e sociais, numa sociedade americana moderna. Uma obra com leitura muito agradável e altamente recomendada.
4/5

Sem comentários:

Enviar um comentário