Páginas

sábado, 18 de junho de 2011

Coração Sem Abrigo

Autor: José Jorge Letria
Páginas: 151
Depósito Legal: B-1927-2011
Editora: Oficina do Livro

Autor
José Jorge Letria nasceu em Cascais em 1951. Estudou Direito e História e é pós-graduado em Jornalismo Internacional. Com dezenas de livros publicados em diversas áreas, foi distinguido com importantes prémios literários nacionais e internacionais. É um dos mais destacados nomes da literatura infanto-juvenil em Portugal e autor de programas de rádio e televisão. Está traduzido em várias línguas. Integrou, com José Afonso, Adriano e Manuel Freire, entre outros, o movimento da canção de resistência, tendo sido agraciado em 1997 com a Ordem da Liberdade. Foi, durante oito anos, vereador da Cultura da Câmara de Cascais. É, desde Janeiro de 2011, presidente da Sociedade Portuguesa de Autores. É co-autor, com José Fanha, de várias antologias de poesia portuguesa. Como escritor, tem publicado obras de diversos géneros literários: PoesiaMágoas Territoriais (1973), Cantos de Revolução (1975), Coração em Armas (1977), Navegador Solitário (1980), O Desencantador de Serpentes (1984), Cesário: Instantes da Fala (1989), Os Oficiantes da Luz (1991), O Fantasma da Obra (1993); FicçãoUma Noite Fez-se Abril (1999); Literatura InfantilHistórias do Arco-Íris (1981), O 25 de Abril Contado às Crianças... e aos Outros (1999); TeatroDas Tripas Coração (1981), Papão e o Sonho (1985) e A Noite de Anões (1999); de entre os ensaios destacam-se A Canção Política em Portugal (1978) e Os Amotinados do Vento (1993).
Sinopse
Um homem torna-se num sem-abrigo, renunciando a tudo o que em tempos o ligou a pessoas, a lugares, a objectos e a lembranças. Resta-lhe, como companhia, um cão Labrador de pêlo negro, que conseguiu salvar de um canil municipal onde estava prestes a ser abatido. As deambulações dos dois companheiros pelas ruas da cidade são também uma viagem afectiva pela geografia dos excluídos, dos que um dia de si mesmos se exilaram, por cansaço, amargura ou revolta, sem se libertarem da memória. Coração Sem Abrigo é uma história de solidão mas também de amor partilhado, contada na primeira pessoa por um homem sem idade e sem nome, que pode identificar-se com outros que a sociedade condenou à exclusão. Uma história que também fala da liberdade tantas vezes amarga de quem, não tendo tecto nem afecto, só presta contas à sua própria consciência. José Jorge Letria constrói uma narrativa de intensa humanidade e envolvente carga poética, que retrata a vida de um sem-abrigo e do seu companheiro de todas as horas, um cão chamado Lobito.
Opinião
Esta belíssima obra retrata de uma forma crua, mas muito realista, temáticas como a vida dos sem-abrigo, os traumas da guerra colonial, a vida nocturna na cidade de Lisboa (com todas as suas nuances), mas foca essencialmente a importância do amor, neste particular do amor de um indivíduo que materialmente nada possuiu, por um cão que resgatou do canil municipal. A vida de um sem abrigo (sem nome, sendo a intenção do autor não restringir a história a esta pessoa, alargando-a a um conjunto de pessoas na mesma condição), que por opção própria passou “para o outro lado da ponte”, deixando uma vida estável, para ter a liberdade que a vida na rua lhe dá; e do seu grande amor por um animal, o Lobito, um cão que se torna o seu principal companheiro e que o acompanha até ao fim dos seus dias. Através desta linha narrativa José Jorge Letria, mostra-nos a vida nas ruas da cidade de Lisboa, numa obra que me surpreendeu positivamente, pois sendo a minha primeira de prosa do autor, despertou-me o ensejo de voltar à sua obra proximamente.
4/5

1 comentário: