Páginas

domingo, 12 de junho de 2011

Produto Interno Lírico

Autor: José Jorge Letria
Páginas: 56
Depósito Legal: B-1927-2011
Editora: Oficina do Livro

Autor
José Jorge Letria nasceu em Cascais em 1951. Estudou Direito e História e é pós-graduado em Jornalismo Internacional. Com dezenas de livros publicados em diversas áreas, foi distinguido com importantes prémios literários nacionais e internacionais. É um dos mais destacados nomes da literatura infanto-juvenil em Portugal e autor de programas de rádio e televisão. Está traduzido em várias línguas. Integrou, com José Afonso, Adriano e Manuel Freire, entre outros, o movimento da canção de resistência, tendo sido agraciado em 1997 com a Ordem da Liberdade. Foi, durante oito anos, vereador da Cultura da Câmara de Cascais. É, desde Janeiro de 2011, presidente da Sociedade Portuguesa de Autores. É co-autor, com José Fanha, de várias antologias de poesia portuguesa. Como escritor, tem publicado obras de diversos géneros literários: PoesiaMágoas Territoriais (1973), Cantos de Revolução (1975), Coração em Armas (1977), Navegador Solitário (1980), O Desencantador de Serpentes (1984), Cesário: Instantes da Fala (1989), Os Oficiantes da Luz (1991), O Fantasma da Obra (1993); FicçãoUma Noite Fez-se Abril (1999); Literatura InfantilHistórias do Arco-Íris (1981), O 25 de Abril Contado às Crianças... e aos Outros (1999); TeatroDas Tripas Coração (1981), Papão e o Sonho (1985) e A Noite de Anões (1999); de entre os ensaios destacam-se A Canção Política em Portugal (1978) e Os Amotinados do Vento (1993).
 Sinopse
Este volume é um registo da poesia quer como produto final, quer como veículo da expressão do autor. Se o seu título é um trocadilho com a expressão económica de Produto Interno Bruto (PIB), no entanto, o seu significado não podia ser mais antagónico, pois o Produto Interno Lírico é a representação do mais íntimo de um indivíduo.
Opinião
Não sendo o meu género literário preferido, tenho feito um esforço para não descorar a sua leitura de tempos a tempos. Produto Interno Lírico é um conjunto de poemas sobre variados temas e conteúdos, desde as paisagens do Douro, a expressão íntima do poeta e raízes da sua terra. Destaco poemas como: “Aos Suicidas do Douro”, “A Minha Raiz da Terra”, “As Moedas na Terra” e principalmente o excelente poema “Os Filhos”, que relata a saída dos filhos da casa dos pais e a constituição de uma família sua, com um grande realismo.
3/5

Sem comentários:

Enviar um comentário