Páginas

segunda-feira, 20 de junho de 2011

O Bilhete de Lotaria n.º 9.672

Autor: Júlio Verne
Titulo Original: Un Billet de Loterie
Páginas: 301
ISBN: 84-473-3309-4
Tradução: Cristóvão Aires
Editora: RBA

Autor
Júlio Verne, escritor francês nasceu a 8 de Fevereiro de 1828 em Nantes e faleceu a 24 de Março de 1905 em Amiens, França. Considerado o pai da ficção científica moderna, Júlio Verne demonstrou interesse pela Literatura ainda muito jovem. Estudou Direito para agradar ao pai, mas jamais exerceu a profissão. Em 1863, publicou a primeira história da série Viagens Extraordinárias: Cinco Semanas em Balão. O imenso sucesso encorajou-o a produzir outras histórias na mesma linha – romances de aventura, com descrições detalhadas de paisagens que, apesar de fantásticas, eram cuidadosa e cientificamente concebidas. As Viagens continuaram com Viagem ao Centro da Terra (1864), Viagem à volta da Lua (1865), Vinte Mil Léguas Submarinas (1870) e A Ilha Misteriosa (1874), nos quais previa um grande número de descobertas científicas, incluindo o submarino, a televisão e as viagens espaciais. As obras de Júlio Verne tornaram-se populares em várias partes do mundo. Volta ao Mundo em 80 Dias, por exemplo, causou furor ao ser lançada em episódios no periódico Les Temps, em 1873. Em 1872, o escritor mudou-se para a cidade de Amiens e, em 1892, foi condecorado com a Legião de Honra.
Sinopse
A acção decorre na Noruega, em 1862, quando ainda não existia caminhos-de-ferro e as belezas naturais predominavam. É neste cenário paradisíaco que o leitor conhece as atribulações da família de um jovem pescador que, na iminência de naufrágio do seu barco, escreve à noiva a última carta de amor nas costas do bilhete de lotaria n.º 9672. Lançado à água dentro de uma garrafa, e após várias peripécias, este bilhete - ao qual a crendice popular atribuíra a certeza de receber o prémio - acaba por cair nas mãos de um ganancioso usurário que seria, portanto, o eventual ganhador. Mas o mar desempenhará, desta vez, o papel benfazejo de mensageiro da justiça e da felicidade.
Opinião
Uma grande parte da obra de Júlio Verne versa sobre duas temáticas fundamentais: a aventura e descoberta de novos “mundos”; e os dramas familiares. O Bilhete de Lotaria n.º 9.672 insere-se na segunda, ou seja o tema principal são as vicissitudes da vida da família Hansen, uma típica família norueguesa do século XIX. Hulda e Joël vivem com a sua mãe, a Sr.ª Hansen, na estalagem da família, e esperam o regresso de Ole Kamp, noivo de Hulda, do mar para a realização da boda. Mas o destino tem outros desígnios, e o barco em que Ole seguia afunda-se, tendo este tido apenas tempo para escrever à noiva uma nota de despedida nas costas de um bilhete de lotaria. O desfecho desta história dependerá de muitos factores e trará muitas surpresas. Uma leitura agradável, com todos os traços do autor presentes. Esta edição inclui ainda as histórias: Um Drama nos Ares, uma aventura fatal a bordo de um balão, que Júlio Verne aproveita para relatar a génese das viagens nos ares; e Dez Horas de Caçada, as peripécias de um dia de caça, contada por alguém que é totalmente inexperiente neste ambiente.
3/5

2 comentários:

  1. Gostei de ler. Aproveito para divulgar www.jvernept.blogspot.com

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. É um bom livro.Adorei principalmente o regresso do jovem marinheiro.
    A minha personagem preferida é Joel.

    ResponderEliminar