Páginas

sábado, 25 de junho de 2011

Daisy Miller

Autor: Henry James
Titulo Original: Daisy Miller
Páginas: 96
ISBN: 978-989-554-765-4
Tradução: Francisco Santos
Editora: Quidnovi

Autor
Henry James nasceu a 15 de Abril de 1843, em Nova Iorque. Considerado como um dos mais importantes romancistas da língua inglesa da sua época, escreveu romances, contos e críticas literárias. Protestou contra a neutralidade dos E.U.A. no início da I Guerra Mundial e pouco depois de ter alterado a sua nacionalidade para britânica, morreu a 28 de Fevereiro de 1916, em Londres.
Sinopse
Winterbourne é um ilustre e rico jovem norte-americano que se apaixona pela bela Daisy, uma bela e impertinente rapariga, cujos comportamentos não se ajustam aos códigos rígidos e moralmente aceites pela sociedade europeia.
Opinião
Uma obra pequena em tamanho, mas que retrata de forma excepcional as diferenças entre as sociedades americana e europeia; e igualmente as diferenças entre classes sociais e os comportamentos socialmente permitidos. Daisy Miller é uma jovem americana extremamente bela, em viagem pela Europa, mas que não se rege pelos preceitos sociais instituídos na sociedade tendo atitudes “menos aceitáveis” aos olhos da mesma. Winterbourne é um jovem em visita à tia na Suíça (tendo outros motivos para a mesma estadia – um suposto relacionamento com uma mulher casada), que fica deslumbrado com a beleza da menina Miller e se apaixona perdidamente por esta. Mas as suas tentativas para mudar o comportamento socialmente inadequado de Daisy saem todas goradas e a teimosia da mesma levará a um fim trágico, tendo como consequência a não concretização do amor. Neste livro Henry James relata magnificamente os preconceitos sociais e a sua importância na concretização dos objectivos pessoais, e neste caso concreto como entrave ao amor das duas personagens principais.
4/5

Sem comentários:

Enviar um comentário