Páginas

domingo, 14 de agosto de 2011

Efeito Borboleta e Outras Histórias

Autor: José Mário Silva
Páginas: 170
Depósito Legal: 321 328/10
Editora: Oficina do Livro

Autor
José Mário da Silva nasceu a 2 de Março de 1972, em Paris. Licenciado em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, trocou os laboratórios pelas redacções dos jornais ainda antes de terminar o curso. Jornalista desde 1993, trabalhou 14 anos no Diário de Notícias, onde foi editor adjunto do suplemento «DNA» e da secção de Artes. Pelo meio, fez parte da equipa que realizou dois programas televisivos emitidos na RTP2 («Portugalmente» e «Juízo Final»). Traduziu algumas obras do francês e é autor do livro de poemas Nuvens & Labirintos (2001), obra vencedora do Prémio Literário Cidade de Almada. Actualmente, é crítico literário do Expresso e colaborador permanente da revista Ler. Escreve diariamente sobre livros e literatura no blogue Bibliotecário de Babel. Vive em Lisboa, no topo de uma das sete colinas. É casado e pai de dois filhos.
 Sinopse
Uma borboleta a bater as asas na Amazónia pode provocar um tornado no Texas? Sim, mas também um sismo na Gronelândia, um engarrafamento no IC-19 ou a paralisia total de um homem demasiado consciente dos seus gestos. A complexidade do mundo é feita de milhares de causas e consequências, acasos fabulosos, desenhos que emergem do caos, invisíveis teias que unem pessoas, factos e histórias aparentemente sem qualquer vínculo entre si. Os contos muito breves de José Mário Silva procuram reflectir essa complexidade em poucas páginas ou numa frase apenas, levando até ao limite o espírito de síntese e a depuração estilística. Nestas narrativas, há de tudo: sonhos, vinganças, melancolia, traições, amores funestos (muitos), amores felizes (poucos), segredos, epifanias, pastiches, homenagens, inquietações, brincadeiras meta-literárias, momentos musicais, prosas clássicas, lirismos. Efeito Borboleta e outras histórias é um livro para ler como quem espreita num caleidoscópio. Ou como quem entra num labirinto habitado por Borges, Monterroso ou Calvino. E de onde, voluntariamente, não se quer fugir.
Opinião
Conjunto de pequenos contos, narrativas e pensamentos que guiam o leitor ao longo de uma imensa panóplia de temas. Com uma escrita nem sempre linear e simples, perde-se muitas vezes o sentido e o significado dos textos. Apresenta algumas reflexões interessantes, mas não vai mais além. Só não torna a leitura por vezes enfadonha porque os textos são breves. Não entusiasma.
2/5

Sem comentários:

Enviar um comentário