Páginas

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

A Seara Vermelha

Autor: Jorge Amado
Páginas: 304
ISBN: 972-1-01645-4
Editora: Publicações Europa-América

Autor
Jorge Amado é um dos mais famosos e traduzidos escritores brasileiros de todos os tempos. Nasceu no interior da Bahia, em 1912. No ano seguinte ao de seu nascimento, uma epidemia de varíola obriga a família a deixar a fazenda e se estabelecer em Ilhéus, onde viveu a maior parte da infância que serviu-lhe de inspiração para vários romances. Foi jornalista, e envolveu-se com a política ideológica, tornando-se comunista, como muitos de sua geração. São temas recorrentes nas suas obras: os problemas e injustiças sociais, folclore, a política, crenças e tradições, e a sensualidade do povo brasileiro. As suas obras são das mais significativas da ficção moderna brasileira, com 49 livros, propondo uma literatura voltada para as raízes nacionais. Foi casado com Zélia Gattai, também escritora e que o sucedeu na Academia Brasileira de Letras. Com ela teve dois filhos: João Jorge e Paloma. Viveu exilado na Argentina e no Uruguai (1941 a 1942), em Paris (1948 a 1950) e em Praga (1951 a 1952). Escritor profissional, viveu exclusivamente dos direitos de autor dos seus livros. A obra literária de Jorge Amado conheceu inúmeras adaptações para cinema, teatro e televisão. Os seus livros foram traduzidos em 55 países, em 49 idiomas, existindo também exemplares em Braille e em áudio para cegos. Recebeu inúmeros prémios internacionais e é ainda o autor brasileiro mais publicado em todo o mundo. Algumas das suas obras: O país do carnaval (1931), Cacau (1933), Suor (1934), Mar Morto (1936), Capitães da Areia (1937), Terras do Sem Fim (1943), São Jorge dos Ilhéus (1944), Seara Vermelha (1946), Gabriela, Cravo e Canela (1958), Dona Flor e Seus Dois Maridos (1966), Tenda dos Milagres (1969), Tocaia Grande (1984).
Sinopse
Seara Vermelha é a história da tragédia do latifúndio no campo nordestino, a epopeia da luta dos sertanejos contra as agruras da natureza ingrata e a prepotência dos senhores da terra. Seara Vermelha é todo o sertão de beatos, dos bandidos rurais, do cangaço, da dor e da esperança, fixada por Jorge Amado em páginas inesquecíveis que têm comovido milhões de leitores em todo o mundo. A longa viagem duma família sertaneja que foge do Nordeste da miséria para São Paulo, a cidade da abundância, constitui o eixo à volta do qual se constrói a primeira parte do romance. A segunda é ocupada pela história dos filhos dessa família: o cangaceiro, o soldado de polícia e o revolucionário. Traduzido em mais de vinte línguas, Seara Vermelha constitui certamente um dos pontos mais altos da novelística amadiana.
Opinião
Jorge Amado transporta-nos para a vida e luta dos habitantes do sertão. Usando como exemplo uma família nordestina que fica sem terra para cultivar e empreende uma viagem rumo a São Paulo na esperança de encontrar uma vida melhor. Mas a viagem é dura e vai deixar muitas marcas… O autor conta-nos a historia dos sertanejos em duas partes: a primeira relata a viagem da família até São Paulo e a segunda a vida dos três filhos da família que anteriormente tinham abandonado a fazenda. Com a sua linguagem simples e tradicional, Jorge Amado escreve sobre a luta e a sobrevivência de um povo, com todas as suas tristezas e alegrias (muito poucas). Uma obra de grande qualidade, onde pontificam alguns dos temas recorrentes na sua obra: a fome, a luta do povo, o comunismo, a religião e a prepotência dos donos da terra. Faz lembrar nos temas e em descrições obras como “As Vinhas da Ira” de John Steinbeck e “Levantado do Chão” de José Saramago. Leitura altamente recomendada.
4/5

Sem comentários:

Enviar um comentário