Páginas

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

O Príncipe das Marés

Autor: Pat Conroy
Titulo Original: The Prince of Tides
Tradução: Elizabeth Larrabure Costa Correa
Páginas: 461
ISBN: 972-42-0592-4
Editora: Círculo de Leitores

Autor
Pat Conroy nasceu em Atlanta, na Geórgia, em 1945. Autor de nove romances, muitos dos quais adaptados ao cinema, conheceu a consagração mundial com livros como O Príncipe das Marés (1986) ou Beach Music (1995). O Primeiro Verão das Nossas Vidas surgiu depois de um interregno de 14 anos sem publicar ficção e os respectivos direitos de tradução foram já cedidos para 17 países.
Sinopse
Pat Conroy consegue neste livro manter o leitor "agarrado " à leitura já que a sua escrita é bastante atractiva e interessante. A história centra-se na família Wingo. Deixando para trás a beleza selvagem da Carolina do Sul, Tom Wingo parte para Nova Iorque onde sua irmã, Savannah, se encontra internada num hospital para doentes mentais, devido a uma tentativa de suicídio. Aí conhece Susan, psiquiatra, com quem irá procurar os motivos que conduziram a sua irmã a este estado. Perseguido por recordações de infância que julgara ter conseguido esquecer, Tom, apaixonado por Susan, revela-lhe, um a um, os sonhos e pesadelos da sua juventude e os inconfessáveis segredos da família Wingo... Uma fantástica narrativa que não se consegue parar de ler, com descrições pormenorizadas que nos fazem "viver" intensamente a acção... Foi posteriormente adaptado ao cinema por Barbara Streisand e recebeu 7 nomeações para o Óscar. Cativante, emocionante e imperdível!
Opinião
O Príncipe das Marés é o típico livro em que o resumo induz o leitor em erro. Foi a quarta vez que peguei nesta obra, pois o inicio do livro e a sua sinopse sugeriam uma leitura ligth e romântica, da qual não sou propriamente fã. Qual não foi a minha surpresa quando após as primeiras oitenta páginas, verifiquei estar perante uma obra muito mais complexa e interessante. A história incide sobre a família Wingo e as suas vivências, contada por Tom Wingo a Susan, psiquiatra da sua irmã Savannah, que estava internada por tentativa de suicídio. De forma a ajudar Susan com o tratamento da sua irmã, Tom tem que descer até aos medos e traumas mais profundos da família, resultando assim um livro muito intenso que prende o leitor de forma formidável. Com uma escrita atractiva e uma história magnificamente contada, Pat Conroy consegui uma obra fascinante. A melhor leitura do ano até ao momento, recomendo vivamente.
5/5

Sem comentários:

Enviar um comentário