Páginas

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Assassinos Escondidos

Autor: Robert Wilson
Titulo Original: Hidden Assassins
Tradução: Certas Palavras, Lda.
Páginas: 417
ISBN: 978-972-20-3279-7
Editora: Publicações Dom Quixote

Autor
Robert Wilson nasceu em 1957. Licenciado pela Universidade de Oxford, trabalhou em navegação e publicidade em Londres e comércio em África. É autor de vários romances, incluindo O Último Acto em Lisboa, com o qual obteve o Gold Dagger Award para o melhor romance policial. O Cego de Sevilha e As Mãos Desaparecidas, anteriormente publicados na Dom Quixote, são dois êxitos assinaláveis que definitivamente o consagram como um nome maior na cena literária contemporânea.
Sinopse
Enquanto o inspector Javier Falcón investiga um cadáver mutilado e sem rosto, horrendo, encontrado numa lixeira municipal, a encantadora cidade de Sevilha é abalada por uma explosão enorme, que tem efeitos devastadores num prédio de apartamentos e também num jardim-de-infância vizinho. Descobre-se, depois, que na cave do prédio existia uma mesquita, e claro que todos se sentem apavorados com a ideia de uma ameaça terrorista. O calor denso do Verão sevilhano está no seu auge. O terror invade a vida quotidiana, mas, numa cidade em alerta vermelho, Falcón percebe que nem tudo é o que parece. E, quando sabe que lhe falta muito pouco para resolver aquele caso, é confrontado com uma descoberta realmente assustadora. É que talvez não vá a tempo de evitar uma catástrofe gigante, que ultrapassa as fronteiras de Espanha.
Opinião
Robert Wilson consegue com Assassinos Escondidos, escrever um excelente policial em que as personagens têm uma vida além dos acontecimentos principais do livro, e na minha opinião esta é a principal diferença para outras obras do género. A ideia base não é algo de novo, um prédio em Sevilha, no qual a cave serve como mesquita, é alvo de um atentado terrorista à bomba. A acção desenrola-se nesta cidade do sul de Espanha, e tem como fio condutor a investigação policial liderada pelo inspector Javier Falcón. Até aqui nada difere de muitos outros policiais, mas o autor consegue inserir tramas paralelas dos personagens principais que complementam de uma forma inteligente a história principal. Com uma escrita estimulante, Robert Wilson consegue prender o leitor às páginas do livro, que só o consegue largar após a sua leitura total. Não fosse o final ficar uns furos abaixo da restante obra, e estaríamos perante um policial soberbo. Mesmo assim um bom livro para a generalidade dos leitores, e especialmente para os amantes do género. 
4/5

Sem comentários:

Enviar um comentário