Páginas

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Um Quarto Com Vista

Autor: Edward Morgan Forster
Titulo Original: A Room with a View
Tradução: Manuel de Seabra
Páginas: 221
ISBN: 84-8130-555-3
Editora: Público

Autor
Edward Morgan Forster (1879-1970) nasce em Londres no seio de uma família abastada. Estuda em Cambridge onde obtém a licenciatura em História e Clássicas. Em 1901 inicia uma viagem durante a qual visita a Itália, país onde virá a nascer a sua vocação de escritor e o embrião do romance Um Quarto Com Vista. A publicação das suas obras granjeia-lhe notoriedade junto do público e dos círculos literários; insere-se no grupo de Bloomsbury, ponto de encontro dos mais conhecidos intelectuais anti-conformistas do tempo. Reiteradas estadias na Índia inspiram-lhe o romance Passagem Para a Índia. Considerado um mestre do pensamento progressista e liberal, é eleito presidente do National Council for Civil Liberties em 1934. Continua a fazer longas viagens, escreve ensaios, dá conferências e recebe em 1969 a Order of Merit, uma das maiores condecorações britânicas. Romances e contos: Where Angels Fear to Tread (1905), The Longest Journey (1907), Um Quarto Com Vista (1908), A Mansão (1910), The Celestial omnibus and Other Stories (1911), Passagem Para a Índia (1924), Maurice (1971, póstumo), The Life to Come and Other Stories (1972, póstumo). Ensaios: Aspects of the Novel (1927), Two Cheers for Democracy (1951).
Sinopse
Um Quarto Com Vista narra a história de Lucy, uma jovem da alta burguesia inglesa em viagem turística por Itália. Em Florença, junto da pensão em que se encontra alojada, conhece George, um seu compatriota simples. Durante um passeio, tendo como cenário uma luminosa Primavera italiana, o jovem beija subitamente Lucy, deixando-a surpreendida e emocionada. De regresso a Inglaterra, a rapariga deve retornar e adaptar-se ao ambiente puritano e formal que a circunda, mas algo aconteceu em Itália que deixou marcas e que consegue prevalecer: Lucy abriu os olhos para a vida e iniciou um processo de emancipação. O chamamento do amor e dos sentimentos, nascido nos radiosos campos da Toscânia é mais forte que as convenções sociais.
Opinião
Um Quarto Com Vista retrata de forma extraordinária a estratificação social inglesa do inicio do séc. XX, com todos os seus preconceitos e maneirismos. O autor foca-se igualmente no comportamento (nem sempre socialmente aceitável) dos turistas ingleses em Itália, e principalmente na luta interior entre o que a sociedade espera de uma jovem de classe média, Lucy, e o que a mesma começa a sentir como o que mais deseja e a possibilidade de pensar pela sua própria cabeça. Edward Morgan Forster nem sempre consegue agarrar o leitor, pois muitas vezes utiliza diálogos um pouco confusos e uma linguagem cuidada, mas difusa. Uma obra que se lê com alguma facilidade, com vários pontos interessantes, mas que não consegue entusiasmar.
3/5

Sem comentários:

Enviar um comentário