Páginas

domingo, 27 de fevereiro de 2011

A Agência Thompson & C.ª - Primeira Parte

Autor: Júlio Verne
Titulo Original: L’Agence Thompson and Co.
Páginas: 267
ISBN: 84-473-3307-8
Tradução: J.B. Pinto da Silva e Diogo do Carmo Reis
Editora: RBA

Autor
Júlio Verne, escritor francês nasceu a 8 de Fevereiro de 1828 em Nantes e faleceu a 24 de Março de 1905 em Amiens, França. Considerado o pai da ficção científica moderna, Júlio Verne demonstrou interesse pela Literatura ainda muito jovem. Estudou Direito para agradar ao pai, mas jamais exerceu a profissão. Em 1863, publicou a primeira história da série Viagens Extraordinárias: Cinco Semanas em Balão. O imenso sucesso encorajou-o a produzir outras histórias na mesma linha – romances de aventura, com descrições detalhadas de paisagens que, apesar de fantásticas, eram cuidadosa e cientificamente concebidas. As Viagens continuaram com Viagem ao Centro da Terra (1864), Viagem à volta da Lua (1865), Vinte Mil Léguas Submarinas (1870) e A Ilha Misteriosa (1874), nos quais previa um grande número de descobertas científicas, incluindo o submarino, a televisão e as viagens espaciais. As obras de Júlio Verne tornaram-se populares em várias partes do mundo. Volta ao Mundo em 80 Dias, por exemplo, causou furor ao ser lançada em episódios no periódico Les Temps, em 1873. Em 1872, o escritor mudou-se para a cidade de Amiens e, em 1892, foi condecorado com a Legião de Honra.
Sinopse
Thompson é um empresário que inicia uma viagem pelas Ilhas Ibéricas. Sofre uma guerra de preços com uma empresa rival, ainda assim consegue embarcar um grupo de pessoas curiosas na viagem turística, das quais se destacam a bela americana Alice Lindsay, que viaja com a irmã Dolly e o irmão do ex-marido Jack. Durante a viagem, Jack tenta conquistar a cunhada, pois esta herdou a fortuna deixada pelo seu irmão, mas as vicissitudes da viagem tornam o tradutor Roberto num opositor, Alice apaixona-se por ele e provoca uma grande rivalidade entre ambos, ao ponto de Jack querer a morte do casal de enamorados. O barco fretado pela Thompson acaba por ser um barco velho, que não suporta todo o caminho encalhando na costa Africana, obrigando os turistas a lidar com canibais e bandidos, uma situação que é agravada pela aparente morte do tradutor, o único que parece ter sangue frio nestes eventos difíceis.
Opinião
 Para quem como eu, que já leu a maioria da obra de Júlio Verne, esta é mais uma típica aventura do autor, um romance de aventura, com descrições detalhadas de paisagens. Este livro, que é a primeira parte da aventura, tem uma particularidade, passa-se essencialmente nas ilhas portuguesas dos Açores e da Madeira. Como já havia demonstrado em outras obras o autor possuí uma ideia depreciativa dos portugueses como povo, e dos seus domínios. Mas uma coisa é não demonstrar muito apreço por um povo, que não o seu e elevar os seu conterrâneos aos pícaros, outra completamente diferente é cometer graves erros históricos e de conhecimento das tradições e dos nomes do povo dos Açores e da Madeira. Uma primeira parte de uma aventura que desilude relativamente a muitas outras obras que já li de Júlio Verne, e espero sinceramente que a segunda parte seja bastante melhor…
2/5

Sem comentários:

Enviar um comentário