Páginas

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Este País Não é Para Velhos

Autor: Cormac McCarthy
Titulo Original: No Country For Old Men
Páginas: 215
Depósito Legal: B-32980-2010
Tradução: Paulo Faria

Autor
Cormac McCarthy nasceu em Rhode Island, em 1933. Estudou na Universidade do Tennessee, que deixou para ingressar na Força Aérea. Vive actualmente em Santa Fé, no sul dos Estados Unidos, com a mulher o filho. É autor de nove romances. Na Relógio D’Água tem publicados O Filho de Deus, O Guarda do Pomar e Meridiano de Sangue.
O seu romance preferido é Moby Dick, de Herman Melville. Recebeu o Prémio Pulitzer em 2007.
Sinopse
Quando Llewelyn Moss encontra uma mala cheia de dinheiro, depois de um tiroteio entre narcotraficantes, pensa que lhe saiu a sorte grande. Mas Llewelyn não sabe que o seu acto o acaba de converter numa das pessoas mais procuradas do Texas. Entre os seus múltiplos perseguidores encontra-se Anton Chigurh, um implacável assassino armado com uma estranha pistola pneumática, cuja máxima concessão à piedade consiste em atirar uma moeda ao ar para decidir o futuro das suas vítimas. Também o procurará o velho xerife Ed Tom Bell, que está disposto a fazer o que for necessário para ajudar as pessoas que jurou proteger…
Opinião
Depois de ler a sinopse do livro, o leitor é levado a pensar que está perante um policial tipicamente americano com muita acção. O que não deixa de ser verdade, mas Este país não é para Velhos é muito mais que isso, é igualmente uma reflexão sobre o efeito das escolhas que fazemos, sobre a sociedade americana e a respectiva comparação com gerações anteriores. O autor consegue através de uma história de acção (não sendo a mesma o objectivo final do livro), realizar uma análise de múltiplos aspectos da vida nos EUA, através de vários pensamentos da personagem do xerife ED Tom Bell, no inicio de cada capitulo. Uma história que me surpreendeu pela capacidade que Cormac McCarthy teve de me fazer reflectir muitas vezes, num livro que à partida seria apenas mais um policial.
4/5

Sem comentários:

Enviar um comentário