Páginas

domingo, 13 de fevereiro de 2011

O Processo

Autor: Franz Kafka
Titulo Original: Der Prozess
Páginas: 206
ISBN: 972-747-803-4
Tradução: Maria José Fabião
Editora: Planeta DeAgostini, S. A.

Autor
Franz Kafka nasceu em 3 de Julho de 1883 em Praga, na Boémia, que pertencia então ao império austro-húngaro. Filho de um comerciante judeu, Kafka cresceu sob as influências das culturas judaica, checa e alemã. Formado em Direito, em 1906, fez parte juntamente com outros escritores, da chamada Escola de Praga. Nenhum dos romances de Kafka foi publicado enquanto viveu, tendo só dado a público com relutância alguns dos seus contos. Deve-se ao seu amigo Max Brod a publicação póstuma dos seus romances. Morreu em 3 de Junho de 1924, tuberculoso, num sanatório perto de Viena.
Sinopse
O Processo, conta a história de Josef K., um bancário que acorda certa manhã, e, sem motivos conhecidos, é preso e sujeito a um longo e incompreensível processo por um crime não revelado. Josef K. é um funcionário exemplar, que trabalha num famoso banco e tem um cargo de grande responsabilidade. Desempenha a sua função com muita dedicação, razão que o leva, em pouco tempo, a crescer na empresa. Porém na manhã em que completa 30 anos, Josef K. é detido no seu próprio quarto por dois guardas. Neste momento inicia-se o pesadelo de Josef K., que é detido sem ter feito mal algum. De princípio, imagina ser uma brincadeira de seus colegas de banco, pois não pode acreditar no que está acontecendo.
Opinião
Um livro típico de Kafka, com uma forte critica social e um grande pessimismo, que já tinha encontrado aquando da leitura de A Metamorfose. O Processo, um clássico da literatura, conta-nos um ano na vida de Joseph K., no qual ele é sujeito a um processo por um crime que não sabe qual é. A obra funciona como uma caricatura ao sistema judicial na sua plenitude, desde os guardas até aos juízes superiores. Uma sociedade que é regida por influências e subornos, e onde é realçado o papel da mulher nesses mesmos esquemas. Um livro que Kafka não chegou a terminar e de leitura complexa e intensa, mas que cativa o leitor no acompanhamento dos sucessos e fracassos da viagem de k. pela evolução do seu processo.  
4/5

Sem comentários:

Enviar um comentário